Tapebas Posse

Conheça a posse do combativo hip hop cearense que a mais de duas décadas de atividade faz surgir a cada ano uma nova safra de artistas militantes.

Por Pablo Gutierrez para o Território Coletivo

Gangue de Break que formaria na Tapebas Posse

Gangue de Break que formaria a Tapebas Posse. Foto: Arquivo Força Hip Hop.

O nome é uma homenagem à tribo tapeba que é produto de frações de diversas sociedades indígenas nativas. Os potiguaras, os tremembés e os cariris são as três principais etnias que deram origem aos tapebas antigos habitantes das terras às margens do rio Ceará.

6380635613_4a4da04608_b

Oficinas de RAP na Tapebas Posse/Força Hip Hop. Foto: Cristiano magalhães

Posse é como o hip hop chama uma determinada área geográfica de atuação (o mesmo que núcleo) podendo ser ela mesma a organização ou ser ainda apenas uma das células de uma determinada entidade. No caso, a Tapebas Posse, é um núcleo da Força Nacional Hip Hop.
Seu nascimento está intrinsecamente ligado à história do hip hop cearense, que tem por sua vez um desenvolvimento singular, estando desde o inicio da década de 90, envolvido com as lutas sociopolíticas desse estado, junto aos partidos políticos, sindicatos e principalmente ao movimento estudantil, social e sociocultural em geral dando origem a uma radical tradição de lutas que é peculiar no hip hop cearense.

SAM_5626

Reunião evento Ato Suburbano da Frente Ampla Cultural – FAC (2012). Foto: Arquivo FAC

“A contribuição da Tapebas Posse ao hip hop cearense é inquestionável. Com mais de duas décadas de atividade ininterrupta se constituí em base para a fundação de organizações diversas como a Frente Ampla Cultural – FAC, a Luta Feminina pela Emancipação da Mulher Explorada – La-FEME em 2005 e a própria Força Nacional de Hip Hop em 2009”.

Ao chegar ao prédio onde funciona a posse, e que abriga além da sede estadual da Força hip Hop as cooperativas de produção ligadas ao movimento (como a serigrafia e o estúdio), nos deparamos com mensagens, símbolos, imagens, cartazes, bandeiras… São frases de Che, Malcom X, Alexandra Kolontai1 e Karl Marx. Que se unem a figuras do hip hop compondo esse mosaico de arte e revolução tão característico na prática da organização.

O único fundador que se encontra atuante é o ex-B`Boy e Rapper Moésio Castro, sendo membro fundador tanto da Tapebas quanto da Força Nacional de Hip Hop.
Esse nos fala que a origem da posse se da com a Equipe de Break, surgida em 1991 no Conjunto São Francisco, e chamada apenas de Break Dance. Posteriormente essa equipe passa a se chamar Skil Break e Street (92), ate ser dissolvida na São Fco. Posse (93) e no ano seguinte (94) passa a se chamar Tapebas Posse nome que carrega até hoje.

O maior grupo de RAP do ceará. Força Hip Hop/FAC

O maior grupo de RAP do ceará. Foto: Arquivo Força Hip Hop/FAC

É gigante a contribuição da Tapebas Posse ao hip hop cearense. Com mais de duas décadas de atividade ininterrupta se constituí em base para a fundação de organizações diversas como a Frente Ampla Cultural – FAC, a Luta Feminina pela Emancipação da Mulher Explorada – La-FEME em 2005 e a própria Força Nacional de Hip Hop em 2009.
Na arte além do trabalho do já citado Moésio Castro a Posse é responsável, ao longo do tempo, pela formação de inúmeras gerações do Break em Fortaleza bem como de grupos de RAP e grafite. Contando atualmente com a atuação do grupo de RAP feminino As Cumades do RAP, a Crew de Graffiti G2 e a Equipe de Break Ato de Impacto Crew – ADI.

Dançarinas de Break da La-FEME/Força Hip Hop. Foto Arquivo:   La-FEME

Dançarinas de Break da La-FEME/Força Hip Hop. Foto Arquivo: La-FEME

Também é marcante a participação feminina com a organização da La-FEME que associa e conscientiza as mulheres do hip hop e das favelas tendo essa cultura como ferramenta para o trabalho político e de consciência. Trabalho que fez surgir o maior grupo de RAP feminino do Ceará As Cumades do RAP e que renovou o hip hop cearense com uma infinidade de quadros femininos principalmente na música e na dança.

Encontro da Força Hip Hop na Tabebas Posse em Fortaleza - CE.

Encontro da Força Hip Hop na Tabebas Posse em Fortaleza – CE.

Por tudo isso a Tapebas Posse é parte ativa da constituição do que tem de mais legitimo no historicamente politizado hip hop cearense, sendo um dos maiores celeiros do movimento nesse estado fazendo surgir quase que anualmente toda uma nova safra de Músicos, Dançarin@s e Grafiteir@s. Artistas-militantes do mais autêntico e crítico hip hop cearense com mais de duas décadas de consciência e luta de classe por um mundo melhor!

Observação: Não está mais entre nós o companheiro Rick do Questão Ideológica Movimento Hip Hop do Piauí (no centro e a frente da foto de camisa listrada) bem como o companheiro Airton B`Boy e percursor da Tapebas (O terceiro da Esq. para a Dir.).

Contato:
Moésio Castro
moesiocastro@hotmail.com
territoriocoletivo.wordpress.com/forcahiphop

Pablo Gutierrez é comunicador, educador popular
e militante da Frente Ampla Cultural – FAC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s