Movimentos protestam contra “Operação Espantalho”

São Paulo

Movimentos sociais realizarão uma manifestação nesta segunda-feira (17), em São Paulo, para denunciar a repressão policial contra moradores em situação de rua no centro da cidade.

O protesto está previsto para iniciar às 20h no Largo São Francisco, onde, há uma semana, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) retiraram um grupo de sem-teto que ficava nas proximidades da Faculdade de Direito da USP. Cerca de 40 moradores de rua foram expulsos do local, que foi cercado por fitas adesivas, para impedir seu regresso.

O ato-Vigília “Segurança Sim, Violência Não” inicia com atividades como um “sentaço”, falas dos participantes, música, Teatro do Largo, grupo de discussão, oficina de cartazes e projeção de filme. Haverá também protestos contra a política higienista do prefeito Gilberto Kassab (PSD) na Prefeitura de São Paulo e a militarização das subprefeituras.

Operação Espantalho

As abordagens da GCM contra moradores de rua têm se intensificado nos últimos dias e já ganharam o apelido de “Operação Espantalho”. Segundo a Prefeitura, o objetivo da operação é proteger o patrimônio público e evitar a degradação de bens tombados.

Entretanto, segundo movimentos de moradores em situação de rua, as ações ocorrem de forma violenta, com relatos de humilhações, agressões e a retirada de bens e documentos. Além disso, não são oferecidas soluções habitacionais ou de saúde, para o caso dos dependentes químicos.

As ações já motivaram uma ação do Ministério Público Estadual, que pede a suspensão da operação da GCM no Largo São Francisco, e no  Parque Dom Pedro II, também no centro da capital paulista. No pedido, o MPE pede que os guardas impeçam que agentes de limpeza joguem água em pessoas que estejam dormindo nas ruas, não agridam os moradores em situação de rua e sejam proibidos de apreender documentos e objetos pessoais.

Fote: Brasil de Fato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s